RSS

O Fenômeno

O Blog do Bokinha faz piadas, mas também sabe reconhecer o papel das pessoas, as contribuições delas e ser grato por elas; coisa que mais brasileiros deveriam saber fazer.

Nesta segunda aposenta-se Ronaldo. Em meio a sucessos, contusões, críticas, escândalos, piadas e voltas por cima, esse cara chega enfim ao último capítulo da sua história como jogador de futebol profissional. História que não se resume apenas ao futebol, indo além, a lugares que apenas os mais seletos têm lugar, sendo o 1º brasileiro a ser nominado embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU).


O brasileiro tem o costume de idolatrar quando a situação é um mar de rosas e abandonar quando esse mar se transforma numa tormenta. Tem a mania de criticar e não dar suporte aos da sua nação quando esses têm relevância internacional. Usualmente menosprezam, caçoam até o próprio Brasil; e quem faz isso com o próprio país não vê dificuldade alguma em fazer o mesmo com simples cidadãos compatriotas que são reconhecidos pelo mundo- mas dificilmente por nós mesmos.
Em um jantar na Suécia com a presença do rei Cal XVI Gustaf, um brasileiro perguntou  por que o Brasil nunca teve nenhum ganhador de Prêmios Nobeis. Um sueco levantou-se e disse: “Vocês, brasileiros, são destruidores de heróis”. E acrescentou dizendo que "brasileiros indicados devem ter sido retirados das listas de candidatos, muito possivelmente, por cartas e manifestações, duras e ácidas, produzidas por outros brasileiros." Ao contrário dos Estados Unidos, onde, disse ele, há um aplauso generalizado aos candidatos ao Nobel. Imaginem se o Lula fosse indicado ao Nobel; imaginem as críticas de milhares de brasileiros, opositores ou não. 


Num país onde os cidadãos são destruidores de heróis, Ronaldo conseguiu ser um herói por quase duas décadas. Quem não gritou loucamente de alegria quando ele fez os dois gols do título mundial de 2002? Quem não vibrou quando ele fez seus gols por Cruzeiro, Flamengo e Corinthians no Brasil? Somando-se todos, temos os que o humilharam em suas más fases. Tolerância é o que falta.




Poucos fizeram e farão o que ele fez no esporte, poucos se levantam e se levantarão como ele fez inúmeras vezes, poucos aguentam e aguentarão as críticas pesadas e maldosas como ele sempre fez.

O Blog do Bokinha lhe agradece por tudo, Ronaldo.
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: